Núcleo Casa Semio

Somos pesquisadores e docentes, observadores atentos sobre o que acontece na comunicação, no consumo e nas relações de sentido desenvolvidas pelos indivíduos nestes processos.

Filipe Perez

Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC SP. Graduado em Comunicação e Multimeios pela PUC SP.

Ator, desenhista e dublador, com formação pelo Senac SP. Experiente na criação de ambientes digitais e multimidiáticos, liderando projetos na área de Tecnologias Aplicadas a Educação do Senac SP.

Pesquisador junto ao GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pela USP e pelo CNPq. Pesquisador na equipe do Observatório de Tendências Ipsos.

Silvio Koiti Sato

Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes – USP, com sanduíche na Universidade Católica Portuguesa. Bolsista CAPES. Pós-graduado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e Mídia pela FGV SP e HEC França.

Publicitário formado pela ESPM SP.

Professor da Faculdade de Comunicação da FAAP e dos cursos de especialização da FIA e da ECA – USP, nas disciplinas de Comunicação, Branding e Semiótica.

Pesquisador junto ao GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pela USP e pelo CNPq. Pesquisador na equipe do Observatório de Tendências Ipsos e do Observatório de Mídia.

Consultor das áreas de Branding, Comunicação e Semiótica, foi executivo de Marketing, Branding e Propaganda em empresas como Vivo-Telefonica, Telesp Celular, Accor e Amil.

Clotilde Perez

Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA – USP. Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-doutora em Comunicação pela Universidade de Murcia, Espanha, com bolsa da Fundación Carolina. Doutora em Comunicação e Semiótica e Mestre em Administração de Marketing pela PUC SP.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e da graduação em Publicidade da ECA – USP. Professora da PUC SP. Coordenadora do curso de Pós-graduação Pesquisa de Mercado em Comunicações da ECA – USP.

Editora da revista Signos do Consumo. Vice-presidente da ABP2 – Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade.

Líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq.

Autora de Mascotes, Semiótica da Vida Imaginária (2011), Signos da Marca (2004), co-autora de Psicodinâmica das Cores em Comunicação (2006), Hiperpublicidade 1, Hiperpublicidade 2, Gerência de Produtos (2005) e Comunicação & Marketing (2003).

Coordenadora do Observatório de Tendências Ipsos (desde 2003), Observatório de Mídia, Signos do Nordeste, Signos da Criatividade Empreendedora, entre outros projetos temáticos e ah hoc.

Lawrence Chung Koo

Pós-doutorado em Comunicação, Publicidade e Propaganda – ECA/USP. Doutorado e Mestre em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Pós-graduado em Marketing – THE WHARTON SCHOOL, Universidade de Pennsylvania. MBA/CEAG-FGV – Pós-Graduação em Administração Mercadológica. Engenheiro Mecânico pelo Instituto Tecnológico da  Aeronáutica – ITA.

É Pesquisador em Comunicação, Consumo Digital e Semioticista.

Possui mais de 42 anos de experiência na área de sistemas, processos e Gestão.

Trabalhou por 24 anos na IBM, como Trainee, Engenheiro de Sistemas, Consultor, Gerente de Suporte Técnico, Executivo de Marketing e de Vendas.

Participou de diversos projetos nos Laboratórios de Sistemas de Informações, San Jose, CA, USA. Foi consultor e assessor de planejamento de informações da Secretaria da Fazenda de São Paulo com ênfase em Data Warehouse e Gestão de Conhecimento.

Foi professor do Centro de Treinamento para Executivos na IBM, Gávea RJ em Programas de Planejamento Estratégico, Business Intelligence, Desenvolvimento de Aplicações e Projeto de Banco de Dados.

Atualmente é professor do departamento de Administração nos cursos de Gestão de Operações, Estratégia e Gestão Ambiental – FEA PUC/SP, Professor de Tecnologias e Mídias Digitais e MBIS – MBA for IS da FCET PUC-SP. É professor convidado da Universidade Católica do Porto /Portugal – MBA Atlântico.

Sócio-Diretor da Lawrence Consulting. Entre outros, exerceu cargos de: Assessor Especial da Reitoria para Planejamento Estratégico PUC/SP, Pró-Reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão da PUC/SP, Diretor de Operações da BankRisk e Diretor de Cross-Selling Business Unit.

Bruno Pompeu

Bruno Pompeu é publicitário, formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). É doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP), tendo desenvolvido tese e dissertação baseadas na teoria e no método semióticos.

Atua desde 2004 como semioticista consultor, acompanhando sua orientadora, Clotilde Perez, atendendo institutos de pesquisa, agências de publicidade e a indústria em geral. Foi responsável pelas pesquisas em semiótica no Ibope Inteligência.

É professor do Istituto Europeo di Design (IED-SP) e leciona também em cursos de pós-graduação da USP, FIA, Senac, Belas Artes e Trevisan.

É membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3).

É coautor do livro Dicionário técnico e crítico da comunicação publicitária, editado em 2012 pela Cia. dos Livros.

Pesquisador na equipe do Observatório de Tendências Ipsos e no Observatório Nordeste.

Lucia Santaella

Pesquisadora Emérita

É pesquisadora 1 A do CNPq, graduada em Letras Português e Inglês. Professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP, com doutoramento em Teoria Literária na PUCSP em 1973 e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP em 1993.

É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP.

É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Membro Executivo da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004. É correspondente brasileira da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. Foi eleita presidente para 2007 da Charles S. Peirce Society, USA. É também um dos membros do Advisory Board do Peirce Edition Project em Indianapolis, USA e um dos membros do Bureau de Coordenadores Regionais do International Communicology Institute. Foi ainda membro associado do Interdisziplinäre Arbeitsgruppe für Kulturforschung (Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Cultura), Universidade de Kassel, 1999-2009.

Recebeu o prêmio Jabuti em 2002, 2009, 2011 e 2014, o Prêmio Sergio Motta, Liber, em Arte e Tecnologia, em 2005 e o prêmio Luiz Beltrão-maturidde acadêmica, em 2010.

Foi professora convidada pelo DAAD na Universidade Livre de Berlin, em 1987, na Universidade de Valencia, em 2004, na Universidade de Kassel, em 2009 e na Universidade de Évora em 2010.

Foi pesquisadora associada no Research Center for Language and Semiotic Studies em Bloomington, Universidade de Indiana, em repetidos estágios de pesquisa, especialmente em 1988, pela Fulbright, Nessa mesma universidade, fez pós-doutorado em 1993, pelo CNPq. Desde 1996, tem feito estágios de pós-doutorado em Kassel, Berlin e Dagstuhl, Alemanha, sob os auspícios do DAAD/Fapesp. 221 mestres e doutores defenderam suas dissertações e teses sob sua orientação, de 1978 até o presente e supervisionou 6 pós-doutorados. Tem 41 livros publicados, dentre os quais 6 são em co-autoria e dois de estudos críticos. Organizou também a edição de 12 livros. Além dos livros,  tem perto de 300 artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no Exterior. Suas áreas mais recentes de pesquisa são: Comunicação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Estéticas Tecnológicas e Filosofia e Metodologia da Ciência.

Rede de Pesquisadores

50+ pesquisadores nas cinco regiões do país e 30+ correspondentes internacionais

Além de Clotilde Perez, o núcleo principal da Casa Semio conta com Bruno Pompeu, Silvio Sato, Lawrence Koo e Filipe Perez. Todos são mestres e doutores em Comunicação e Semiótica e com ampla experiência em pesquisa.

A Casa Semio conta também com uma rede nacional de mais de 50 pesquisadores espalhados pelas cinco regiões do país e mais de 30 correspondentes internacionais abrangendo todos os continentes.

“Na Casa Semio, temos uma união de pessoas com capacidade de reflexão, fruto de uma sólida formação teórica e experiência de pesquisa. E ainda contamos com Lucia Santaella como pesquisadora emérita da Casa. Ela é a maior intelectual deste país na área, tem uma trajetória de imenso êxito, e queríamos prestar nosso tributo a ela”
- Clotilde Perez

© 2024 Casa Semio. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por  Criação de Sites e Lojas Virtuais

Alhen Rubens Damasceno

Alhen Rubens Damasceno

Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA – USP. Bolsista CAPES. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e licenciado em Letras com a habilitação em Português/Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do grupo de pesquisa GESC (Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo).

Alice Yeh

Alice Yeh

Arquiteta e Urbanista especializada em desenvolvimento e gestão de Projetos de Arquitetura de Uso Misto, Edifícios de Escritórios, Hotelaria e Estudos Urbanísticos.

Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e Gestão de Projetos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Com 14 anos de experiência profissional no Brasil e Hong Kong, onde atualmente mora, trabalha como arquiteta coordenando projetos na Ásia com foco em design sustentável e onde se prepara para certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Ana Côrte-Real

Ana Côrte-Real

É Professora de Marketing na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa. É Coordenadora Científica do MBA Atlântico e do Marketing na Católica porto Business School. É Diretora executiva da Católica Porto Business School. Doutorou-se no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa com tese intitulada A Atitude das Crianças face às Mascotes das Marcas (Lisboa: ISCTE, 2007). É membro do Centro de Estudos CEGEA da Universidade Católica, onde tem vindo a desenvolver diversos estudos relacionados com a estratégia de marca e estudos de mercado.

Ana Melro

Ana Melro

Diretora Adjunta de Marketing do BFA (Banco de Fomento Angola). Ingressou o BFA em 2012 como Coordenadora de Canais Digitais. Foi fundadora da Agência de Marketing e Publicidade Purple Cow em Portugal, a qual geriu durante 2 anos. Anteriormente trabalhou como consultora de marketing e gestora de produto.Formada em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra, pós-graduada em Gestão com especialização em Marketing pelo ISCTE e em Marketing Digital  pelo IPAM em Lisboa e com MBA pela Universidade Católica de Angola, São Paulo e Porto.

Andre Luiz Peruzzo

Andre Luiz Peruzzo

Graduando em Publicidade pela ECA – USP. Pesquisador junior junto ao GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo da ECA – USP. Pesquisador na equipe do Observatório de Tendências Ipsos.

Angélia Kano

Angélia Kano

Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Graduada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) em Pedagogia e Técnica em Programação Visual Gráfica. Atuo desde 2010 como Designer Educacional no Senac SP, como Docente (Formação Técnica de Direção de Arte) e Consultora Pedagógica na Fundação Bradesco desde 2011. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Designer Educacional e Docência, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias da educação, EAD, direção de arte, arte final, design gráfico, pedagogia social.

Anselmo Alves

Jornalista e radialista. Pesquisador e produtor cultural no Nordeste. Trabalhou na TV Globo Nordeste como assistente de produção por mais de 10 anos. É pesquisador junto ao GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicaçao, Cultura e Consumo da ECA – USP, com destaque para as pesquisas sobre música e cultura popular nordestina.

Arlete dos Santos Petry

Arlete dos Santos Petry

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2010), mestre em Educação e psicóloga de formação. Pós-doutorado em andamento na Universidade de Toronto (Canadá) e na ECA/USP com pesquisa relativa a Jogos Digitais, com foco na análise de jogos, suas narrativas e seus efeitos nos jogadores, bem como no encontro entre entretenimento e aprendizagem. Sua pesquisa em Comunicação ampara-se na Filosofia, na Semiótica, na Psicanálise e na Educação.

Bárbara Maria Faggin

Graduada em Ciências Biomédicas (1979) pela Escola Paulista de Medicina (atual UNIFESP), obteve títulos de Mestre (1982) e Doutora (1986) em Farmacologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) – USP.
Com formação em Pesquisa Básica, atuou na área por quase 18 anos entre o Brasil (de 1979 a 1986) e os EUA (de 1986 a 1996), o que resultou em várias publicações (1979-1997). Retornou ao Brasil e atuou por quase 17 anos em Pesquisa Clínica, ou como Coordenadora de Centro (em mais de 10 estudos) ou como Gerente de Centro de Pesquisa, fornecendo serviços para outros centros (em mais de 28 estudos). Esses estudos abrangeram diferentes áreas de atuação como: Medicina do Sono, Infectologia Pediátrica, Menopausa, Esclerose Múltipla, Alzheimer, Depressão, Doenças Cardio- e Neuro-vasculares, Diabetes, Epilepsia, Depressão, entre outros, os quais foram patrocinados por diferentes indústrias farmacêuticas, tais como: GSK, NOVARTIS, SERVIER, RESPIRONICS, ROCHE, SANOFI-AVENTIS, SANOFI-PASTEUR, GENZYME, LILLY e WYETH (atualmente PFIZER), entre outras. 
 

Bruno Pompeu Marques

Bruno Pompeu Marques

Clínico Geral e DST. Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos/UNILUS. Título de Clinica Medica pela SBCM. Titulo de DST pela SBDST/MEC. Pós-graduação em Clínica Médica UNIMES/SBCM. Médico clínico geral da Prefeitura Municipal de Santos desde 1991. Clínico do ambulatório de Clinica Geral do Centro de Saúde Martins Fontes. Médico da Secretaria Estadual de Saúde de SP. Clínico da Enfermaria de Clínica Médica do Hospital Estadual Guilherme Álvaro/Santos. Preceptor de Clínica Médica do Hospital Guilherme Álvaro – SUS/MEC. Autor de Livro DST dificuldades no diagnostico e tratamento, lançado em 2001 pela editora Atheneu.

Carolina Franco

Carolina Franco

Pedagoga, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, atua como consultora pedagógica de ensino superior e EaD, docente no ensino superior no curso de Direito, Pedagogia e Licenciaturas, atua nas disciplinas Novas Tecnologias e EaD; Contexto Escolar; Metodologia; Alfabetização e Letramento, Formação de Professores para EaD. Realiza pesquisas na área de novas tecnologias aplicadas a educação. Desenvolve trabalhos como designer instrucional, seminários na área da tecnologia e educação, assim como na educação inclusiva na era tecnológica.

Clélia Franco

Clélia Franco

Neurologista e Mestre em Neurologia pela UNIFESP- Escola Paulista de Medicina Doutora em Neuropsiquiatria pela Universidade Federal de PernambucoCertificação em Medicina do Sono pela SbSono

Cristiane Guh

Cristiane Guh

Bacharel em Comunicações Social pela USP-ECA, com ênfase em Publicidade e Propaganda. Seguiu seus estudos na FGV, onde realizou sua pós gradução em Administração de Empresas. Sua experiência profissional de 15 anos foi construída no setor de Telecomunicações, Varejo e Consultoria em funções de Marketing, Planejamento Estratégico e Consultoria em Negócios e Gestão de Talentos (RH), em empresas líderes de mercado como Vivo, Telefonica, Grupo Pão de Açúcar e Korn Ferry. Ela possui experiência acadêmica no exterior, tendo estudado na Concordia University em Montréal e na University of Western Ontario como parte da formação na USP e FGV respectivamente. Cristiane também acumula experiência profissional na França, onde atuou no Grupo Casino, durante expatriação pelo GPA.Atualmente, Cristiane está cursando um mestrado em Gestão de Sistemas de Informações e Inovação Digital na London School of Economics.

Cristina Nishizaki

Cristina Nishizaki

Formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela ESPM (2001)- Experiência de mais de 12 anos em pesquisa de mercado (Research International, Ipsos e Kyra), com foco em pesquisa qualitativa, inovação, tendências e coordenação de projetos internacionais. - Atualmente mora em Québec city, província de Québec, Canadá.

Eneus Trindade

Eneus Trindade

Bolsista Produtividade (PQ) Nível 2 CNPq (2014). Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), Pós- doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal (2009) e Livre-docência em Ciências da Comunicação pela USP (2012). Atualmente é professor regime de dedicação integral à docência e à pesquisa - 40 horas da Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Comunicações e Artes (ECA). Na Graduação o docente é responsável pela matéria de Teoria e Técnica da Publicidade do Curso de Publicidade e Propaganda. No Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), o docente atua desde 2007, orientando no mestrado e no doutorado.O professor tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Linguagem Publicitária, atuando principalmente nos seguintes temas: estética e consumo, produção de sentido em publicidade e propaganda, estudos da enunciação e da recepção em linguagens publicitárias e práticas de consumo. É Presidente 2010 a 2015 da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). Líder do Grupo de Estudos em Semiótica Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) e membro do Grupo de Pesquisa Coletivo de Estudos em Estética, ambos cadastrados no CNPq e Vice-Coordenador do GT Recepção: processos de interpretação, uso e consumo midiático da Compós.

Gilson Vieira Monteiro

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (1989), licenciado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1992), mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (1998) e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003). É professor Associado II da Universidade Federal do Amazonas. Seu artigo "A metalinguagem da roupas" foi revisitado pela revista eletrônica Estética, da Universidade de São Paulo (USP), no segundo número de 2009, publicado em janeiro de 2010. Transformou-se em um dos pensadores mais referenciados na área de moda, citado ao lado de Roland Barthes, Umberto Eco, Jean Boudrillard, Michael Mafesoli, Nestor Garcia Canclini, Gilles Lipovetisky entre outros. É Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), coordenador do Programa de Mídias Digitais da Ufam (ECOEM/UFAM) e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM). Com o projeto do Centro de Mídias Digitais da Ufam (Cemidi) tornou-se Bolsista do CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora.

Goiamérico dos Santos

Goiamérico dos Santos

Poeta, publicitário e ensaísta em torno às questões de literatura, comunicação, cibercultura, consumo. Graduado em Letras (1997): Universidade Católica de Goiás. Mestre em Estudos da linguagem-Teoria da Literatura: Universidade Federal de Goiás (1999). Dissertação: A cena da culpa: tentativas de parricídio na história da literatura; Doutor em Teoria da Literatura,: PUC-Rio. Tese Angústias da influência: parricídio e história da literatura", parcialmente publicada em livro pela Secretaria Municipal de Cultura (2005). Pós-doutor em comunicação: Unisinos/RS (2010) e Universidade Nacional de Rosário/Ar (2010). Integra o PPG COM-Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFG) e o PPGIDH-Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos.

Guilherme Nery Atem

Guilherme Nery Atem

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (1995); especialização em Filosofia Contemporânea pela PUC-Rio (1997); mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000); mestrado em Letras / Lingüística, pela UERJ (2009) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor Adjunto 4 da Universidade Federal Fluminense (IACS / Deptº Comunicação Social). Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento político, semiótica e teorias da linguagem, análise do discurso, filosofia contemporânea, publicidade e propaganda, cultura do consumo. Líder do Grupo de Pesquisa "ReC: retórica do consumo" (UFF/CNPq). Pesquisador do Grupo de Pesquisa "SeDi: Semiótica e Discurso" (IL-UFF/CNPq). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores de Publicidade (ABP2), 2010/2015. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES), 2014/2016. É professor credenciado no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Mídia e Cotidiano (PPGMC), da UFF. De fevereiro de 2013 a julho de 2014, realizou pesquisa de Pós-Doutorado em Letras/Linguística, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com a Supervisão do Prof. Dr. Décio Rocha, sobre o afeto e a discursividade próprios da Ciberpublicidade.

Isadora Petry

Isadora Petry

Graduada em Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP), e atualmente desenvolve sua pesquisa de Mestrado em Filosofia.  Em 2014, esteve como Estagiária de Pesquisa no departamento de Sociologia da Université du Québec à Montréal (Montréal/Canadá), aprofundando sua pesquisa acerca da arte da décadence e crítica da modernidade em Nietzsche. Tem experiência na área de Filosofia e Artes, e dedica-se a pesquisar diferentes temas relacionados à crítica da modernidade e às artes.

Janiene dos Santos Silva

Janiene dos Santos Silva

Publicitária, com experiência em marketing e desenvolvimento de produtos, é especialista em Gestão do Design. Mestre e doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.  Pesquisadora do GESC ³ , Grupo de estudos em Semiótica, Comunicação, Cultura e Consumo, participa da equipe do Observatório de Tendências da Ipsos. Autora do livro "Sobre Tendências e o Espírito do Tempo" (2013), é também professora de diversos cursos de graduação e especialização e, atualmente, mora nos Estados Unidos para desenvolver parte da pesquisa de seu doutorado.

Jean HENAFF

Jean HENAFF

Jean holds a Master’s Degree in Semiotics from Limoges University (France) and is also a graduate of the HEC School of Management (Paris) and of Hitotsubashi University (Tokyo). Jean is a native French speaker and is also fluent in English and Japanese (he studied and worked for 10 years in Japan).  His professional experience includes 20+ years in marketing research and prospective marketing for L’Oréal cosmetics in Europe and Asia.He is now living between Paris and Tokyo and uses semiotics to provide marketing advice to leading European and Japanese companies in cosmetics, luxury and food industries.

Jesús Roberto Sánchez Reina

Jesús Roberto Sánchez Reina

Es Licenciado en Ciencias de la Comunicación por la Benemérita Universidad Autónoma de Puebla. Máster en Comunicación Social por la Universidad Complutense de Madrid. Cursa actualmente los estudios de doctorado en Sociología y Antropología.Su interés por la investigación y educación lo han vinculado en grupos de trabajo comunitarios y locales tanto en su ambiente laboral como universitario. Ha sido colaborador en en el cuerpo académico Comunicación y Sociedad de la Facultad de Ciencias de la Comunicación de la BUAP en el proyecto “Universidad y Medio Ambiente” y becario de investigación en “Los ejes de la cultura organizacional de las empresas e instituciones del Siglo XXI”.Es profesor univesitario en las licenciaturas de Comunicación y Relaciones Públicas en distintas universidades de la Ciudad de Puebla. Además de consultor en comunicación empresarial.

Lawrence Shum

Lawrence Shum

É sócio da produtora de áudio Núcleo de Criação, locutor associado ao Clube da Voz (Associação dos Profissionais de Voz em Publicidade em São Paulo), ator com formação no Studio Fátima Toledo e docente no curso de Jogos Digitais, do Centro das Ciências Exatas e Tecnologia da PUC SP, e de Publicidade e Propaganda e Rádio, TV e Internet na Fapcom, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. É graduado em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado, mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Leandro Leonardo Batista

Leandro Leonardo Batista

Possui mestrado em Propaganda - University of North Carolina (1990) e doutorado em Comunicação Social - University of North Carolina (1996). Atualmente é professor doutor da ECA-Universidade de São Paulo. Tem experiência acadêmica e profissional na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: campanhas públicas, publicidade, pesquisa de mercado, comunicação de riscos e comportamento do consumidor, com foco em recepção e persuasão.

Luis Martinez

Luis Martinez

Farmacologista. Pesquisa Clínica. Pós-doutorado em Farmacologia. Gerenciamento de projetos de pesquisa clínica (gestão operacional e financeira). Avaliação da viabilidade, planejamento, desenho e análise de resultados dos estudos clínicos. Apoio e suporte ao marketing científico. Revisão e orientação técnica e bioética de conteúdo médico/científico. Desenvolvimento de lideres de opinião através de pesquisas clínicas e/ou de iniciativas do investigador e/ou estudos observacionais. Gestão de relacionamento e interação com todos os steakholders (Pacientes, Médicos, Sociedades Médicas, Centros de Pesquisa, Universidades; MSL, Gerentes de Produto, Indústria, Agências de Fomento e Fontes Pagadoras). Educação continuada, capacitação, aprimoramento e treinamento de colaboradores e/ou equipes internas e externas. Gerente de Novos Negócios e Contratos. Experiência: indústria farmacêutica nacional e multinacional; CRO multinacional; ensino superior em instituições públicas e privadas; projetos de pesquisa clínica, básica e pré-clínica; redação de artigos científicos e atendimento de pacientes. Docente no curso de pós-graduação em pesquisa clínica da Santa Casa-SP e coordenador de cursos de pesquisa clínica e MSL na Right Concept.

Luiz Carlos Petry

Luiz Carlos Petry

Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) com tese sobre modelagem tridimensional para ambientes virtuais, metaversos e games. Estudos em Liceu de Arte e Filosofia. Bacharel em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1986). Atualmente é professor doutor - assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orienta e pesquisa no TIDD (Prog. de Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital M/D). É autor do Projeto Didático-pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais. É Consultor Internacional da FCT (Pt) para o Projecto Comunicação Pública da Arte (2007-2011), projeto sediado no Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens-FCSH-UNL. É membro do Conselho Editorial da Revista CIBERTEXTUALIDADES da UPF(Pt). Participou da Bienal de Cerveira de 2009 e foi selecionado para participar da Edição de 2011 da mesma Bienal com dois games artístico-acadêmicos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no desenvolvimento em games e hipermída, atuando principalmente nas área de fundamentação e desenvolvimento de metodologias e protótipos para metaversos e games. É o revisor técnico da Coleção: Introdução ao desenvolvimento de games (editada por Steve Rabin - 4 volumes).

Marcelo Machado Martins

Doutor em Semiótica e Linguística Geral pela USP: FFLCH / ENS: LSH de Lyon e Paris. É professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco: Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). Ministra aulas nos cursos de graduação em Licenciatura em Letras: Português/Inglês e em Pedagogia, e nos cursos de pós-graduação stricto sensu “Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social” (sede) e “Ciência Animal e Pastagens” (UAG). Integra vários grupos de pesquisa, com destaque para a presidência do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda, para a vice-coordenação que exerce no GT Corpo, Moda e Comunicação do Colóquio de Moda, no GP Educação: manifestações textuais-discursivas da diversidade e no GEPÓS (UAG: UFRPE) e no atelier Moda, Corpo e Consumo, integrante do projeto Práticas de vida e produção de sentido na metrópole de São Paulo: regimes de visibilidade, regimes de interação e regimes de reescritura (CPS PUC: SP). Tem experiência em cursos universitários (de graduação e de pós-graduação) destinados à formação de professores. Atua também como revisor conceitual de livros e periódicos especializados.

Maria Berenice Machado

Maria Berenice Machado

Publicitária e doutora em Comunicação Social; professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Diretora da ABP2 – Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade. Presidente da  Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar. Vice presidente da SOcicom.profissional com atuação em pesquisas de mercado, planejamento e atendimento; desenvolve investigações ligadas aos campos da Comunicação Publicitária, da História e das Campanhas Políticas e Eleitorais.

Maria Ogécia Drigo

Maria Ogécia Drigo

Doutorado em Comunicação e Semiótica, na área de concentração: Signo e significação nas mídias, pela PUC/SP; estágio pós-doutoral na Universidade de Kassel, Kassel, Alemanha (2008) e pós-doutorado pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2014). Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba/SP. Desenvolve pesquisas vinculadas à linha "Análise de processos e produtos midiáticos", do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso e às linhas de pesquisa "Semiótica Teórica” e "Semióticas Específicas" do CIEP-PUC/SP. Líder do Grupo de Pesquisas em Imagens Midiáticas (GPIM). Desenvolveu, em 2008, pesquisa sobre Publicidade de rua; em 2009-2011, sobre imagem; em 2013, a pesquisa "Publicidade e Consumo: caminhos e descaminhos da juventude enquanto valor", todas com apoio da FAPESP. Atualmente desenvolve projeto sobre imagens em livros didáticos, também sob o patrocínio da FAPESP. Publicou "Comunicação e cognição", pela Sulina e EdUniso; "Publicidade no contexto intercultural antes e depois da lei 'Cidade Limpa'" e "Aulas de semiótica peirceana", pela Annablume.

Massimo Canevacci

Massimo Canevacci

É Professor de Antropologia Cultural e de Arte e Culturas Digitais na Universidade de Roma "La Sapienza".  Desde os anos 80 foi pesquisador e professor visitante em diversas universidades, com destaque para PUC SP, ECA USP e Universidade de Nanjing, China. Atualmente é Professor Visitante na Universidade de São Paulo (IEA-USP), com projeto de pesquisa sobre Antropologia da Comunicação.

Mirela Perez

Mirela Perez

Graduanda em Moda pela FAAP SP. Professora de dança clássica e street dance. Responsável pela comunicação da Marcom Moda Jovem.

Nicolás Llano

Nicolás Llano

Possui graduação em Publicidade pela Universidad Jorge Tadeo Lozano de Bogotá, Colômbia (2006). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa Consumos e Usos Midiáticos nas Práticas Sociais, tendo defendido em Maio de 2012 a dissertação "As tendências alimentares e sua representação no discurso publicitário" (Convênio PEC-PG). Realizou estágio supervisionado em docência, na disciplina Teoria e Técnica da Publicidade, do curso de graduação em Publicidade e Propaganda, na mesma Universidade. Atua no GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, na Universidade de São Paulo. Colabora com revistas de conteúdo cultural e artístico. Atualmente é Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP-ECA).

Nicolás M. Ortiz Esaine

Nicolás M. Ortiz Esaine

Diretor da Etnomarketing.

Otavio Filho

Otavio Filho

Universidade Católica do Salvador (1984), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Tem produção na área de Comunicação, com ênfase em Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, arte, novas tecnologias, cultura audiovisual, hipermídia. Atualmente dedica-se ao desenvolvimento de projetos artísticos e comunicacionais. É correspondente NE para projetos temáticos, tais como Signos do Nordeste, Criatividade Empreendedora, entre outros.

Paulina Gómez Lorenzini

Paulina Gómez Lorenzini

Periodista, Pontificia Universidad Católica de Chile, y Doctora en Ciencias de la Información, Universidad Complutense de Madrid. Profesora asociada de la Facultad de Comunicaciones de la Pontificia Universidad Católica de Chile, de la cual es Directora del Departamento de Comunicación Aplicada (Publicidad, Comunicación Corporativa y Comunicación y Educación). Ha liderado los proyectos de creación de la carrera de Publicidad, del Magister en Comunicación Estratégica y del Diplomado en Comunicación Corporativa en esta universidad. Áreas de Investigación: publicidad, comunicación corporativa, semiótica.

Paulo de Lencastre

Paulo de Lencastre

Graduado em Economia pela Universidade do Porto (Portugal). Mestre em Administração e Gestão e pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). Doutor em Ciências Económicas Aplicadas também pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica).Professor de Marketing, especializado em Gestão de Marcas, na Universidade Católica Portuguesa.Investigador e consultor em Semiótica da Marca aplicada (1) à perceçãodos sinais de identidade e (2) à avaliação das marcas.

Pedro Hellín

Pedro Hellín

 Licenciado en Publicidad y Relaciones Públicas por la Universidad Complutense de Madrid, Doctor por la Universidad de Sevilla y Posdoc por la ECA-USP. En la actualidad es Profesor Titular en la Universidad de Murcia, donde ejerce además como Director de Comunicación de la misma.Su ámbito de trabajo académico se centra en el análisis semio-antropológico de la cultura social en relación a las marcas y la publicidad, pertenece al GESC3 y al Grupo de Investigación en Comunicación, Arte y Tecnología de la Junta de Andalucía.

Priscila Lacerda

Priscila Lacerda

Jornalista graduada pela Universidade São Judas Tadeu, com especialização em Comunicação Institucional pela PUC-SP. Com 13 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, editoração e redação de jornais e revistas institucionais, redes sociais, mídias digitais, produção e manutenção de acervo fotográfico digital e memória institucional, cobertura de eventos, atendimento e relacionamento com jornalistas, aplicação de Media Training, elaboração de estratégias e projetos de comunicação, gestão de clipping e gerenciamento de crise.

Ricardo Minas

Ricardo Minas

Médico com graduação, residência e pós-graduação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP. Cirurgião gastro e coloprocto. Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da ALACE - AsociationLatino Americana de Cirurgia e da American GastroenterologicalAssociation. Habilitado em cirurgia video-endoscópicae video-laparoscópicapela AMB - Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Coloproctogologia. Médico perítojudicial por mais de vinte anos. Especialista em Coloproctologiano Serviço de GastroenterologiaCirurgicado Hospital do Servidor Público Estadual de SaoPaulo. Especialista em Gestão da Saúde - MBA Executivo pela FGV SP.

Rogério Covaleski

Rogério Covaleski

Paranaense de Curitiba, hoje vivendo no/em Recife, Pernambuco. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP), Especialista em Propaganda e Marketing (ISPG/SPEI) e Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (PUC-PR). Anteriormente, Diretor-assistente de IES; coordenador de cursos de Graduação e Pós-graduação na área de Comunicação Social; em empresas de TI, Diretor de Marketing e Exportações. Em 1988, iniciou nas atividades profissionais, com atuação no mercado corporativo de comunicação, em agências, anunciantes, veículos e fornecedores. Desde 2000, também, no ambiente acadêmico, como Professor e Coordenador de cursos de graduação e pós-graduação na área de Comunicação Social. Autor dos livros "Cinema, publicidade, interfaces" (2009), "Publicidade híbrida" (2010) e "Idiossincrasias publicitárias" (2013), todos publicados pela Maxi Editora. Atualmente, Subchefe do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco, Professor Adjunto na graduação em Publicidade e Propaganda (DCOM/UFPE) e Vice-coordenador e Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE).  Colíder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Publicidade nas Novas Mídias e Narrativas de Consumo" (PPGCOM/UFPE) e membro do Grupo de Pesquisa "Comunicação, Discursos e Poéticas do Consumo" (PPGCOM/ESPM).

Sergio Annibal

Sergio Annibal

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/Marília (2009); Estágio de doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa/Portugal (2008-2009); Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/Araraquara (2004); Graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/Araraquara (2001). Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando, principalmente, em Didática. Além disso, é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (GEPLENP) da UNESP, campus de Assis.

Sheila Ribeiro

Sheila Ribeiro

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC  SP. Mestre em Artes pela Université du Québec à Montréal, UQÀM; Licenciada e Bacharelada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Foi professora a contrato Université de Montréal. dona orpheline é o seu heterônimo transitivo e zona de colaboração. Coabitando com diversos eixos artísticos no mundo (cruzados ou não). É a artista representante da galeria "Q Contemporary" (Beirute), faz parte do projeto de moda e fashionAd "chamando ela" com os fotógrafos João Meirelles e Tiago Lima.Trabalha com os temas: tecnologia digital + corpo +  moda + comunicação contemporânea. Poetizando tensões estético-políticas em trabalhos multiformes e modulares, a artista gosta de cruzar belezas, sua e dos outros.

Susana Costa e Silva

Susana Costa e Silva

Doutorada em Marketing (University College de Dublin, Irlanda), Mestre em Economia (Faculdade de Economia da Universidade do Porto), Licenciada em Gestão de Empresas (Universidade Católica Portuguesa). Professora Auxiliar da Universidade Católica Portuguesa. Diretora do Mestrado em Marketing na FEG e Diretora do Departamento de Marketing. Investigadora no CEGE. É autora de vários livros e capítulos de livros editados em Portugal, no Reino Unido, nos EUA e no Brasil. Tem apresentado trabalhos científicos em conferências internacionais na área do Marketing e Negócio Internacional, Marketing social e marketing digital, e ainda publicações em revistas internacionais nas mesmas áreas. É consultora na área do Marketing e Negócio Internacional. Escreve regularmente na Marketeer e HiperSuper. Membro da European International Business Academy, onde é desde Dezembro de 2013 "National Representative" para Portugal.

Thadeu Tanganelli

Thadeu Tanganelli

É formado em Moda pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e atualmente cursa a pós-graduação Estética e Gestão da Moda, na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Seu primeiro trabalho na moda foi como estagiário e assistente de estilo de Reinaldo Lourenço. Depois de ter passado por marcas como Colcci e Carlos Miele, atualmente é gestor comercial de vendas em atacado do grupo Restoque, trabalhando com as marcas Le Lis Blanc, BôBô, John John e Rosa Chá.

Valderez Araujo de Lima Ramos

Valderez Araujo de Lima Ramos

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1984), especialização em Pediatria pelo Instituto Materno-Infantil de Pernambuco - IMIP, com Título de Especialista expedido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (1992). Fez pós-graduação em Neonatologia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutorado em Pediatria pela Universidade Autonoma de Barcelona (1997). Atualmente trabalha em Assistência, como Terapeuta Intensivista Neonatal na UTI do Instituto Cândida Vargas (Secretaria de Saúde de João Pessoa/PB). Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba (Departamento de Pediatria e Genética) e da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM). Experiência em Gestão Pública de Saúde, onde atuou como Gerente Executiva de Ações Programáticas e Estratégicas da SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE/Paraíba. Tem experiência na área de Medicina e Saúde Pública, focada nos seguintes temas: Saúde Materno-Infantil, UTI Neonatal, Transmissão Vertical de Aids e Sífilis, Saúde da Mulher, Políticas de Incentivo ao Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano e Redes de enfrentamento à Violência Sexual. Coordenou o Internato Médico e atuou como Coordenadora do Curso de Medicina do Centro de Ciências Médicas da UFPB em 2011. Coordenadora do Serviço de Neonatologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley desde abril de 2014.

Rede Parceiros

Rede Brasil

Rede nacional com mais de 50 pesquisadores espalhados pelas cinco regiões do país

Alhen Rubens Damasceno

Alhen Rubens Damasceno

Fortaleza - Ceará

Andre Luiz Peruzzo

Andre Luiz Peruzzo

São Paulo - SP

Angélia Kano

Angélia Kano

São Paulo - SP

Anselmo Alves

Anselmo Alves

Recife e Olinda - Pernambuco

Arlete dos Santos Petry

Arlete dos Santos Petry

São Paulo - SP

Bárbara Maria Faggin

Bárbara Maria Faggin

São Paulo - SP

Bruno Pompeu Marques

Bruno Pompeu Marques

Santos - SP

Carolina Franco

Carolina Franco

Belém - Pará

Clélia Franco

Clélia Franco

Eneus Trindade

Eneus Trindade

São Paulo - SP

Gilson Vieira Monteiro

Gilson Vieira Monteiro

Goiamérico dos Santos

Goiamérico dos Santos

Goiânia - Goiás

Guilherme Nery Atem

Guilherme Nery Atem

Rio de Janeiro - RJ

Isadora Petry

Isadora Petry

São Paulo - SP

Lawrence Shum

Lawrence Shum

São Paulo - SP

Leandro Leonardo Batista

Leandro Leonardo Batista

São Paulo - SP

Luis Martinez

Luis Martinez

São Paulo - SP

Luiz Carlos Petry

Luiz Carlos Petry

São Paulo - SP

Marcelo Machado Martins

Marcelo Machado Martins

Pernambuco

Maria Berenice Machado

Maria Berenice Machado

Porto Alegre - RS

Maria Ogécia Drigo

Maria Ogécia Drigo

Sorocaba - SP

Mirela Perez

Mirela Perez

São Paulo - SP

Otavio Filho

Otavio Filho

Ilhéus/Salvador - Bahia

Priscila Lacerda

Priscila Lacerda

São Paulo - SP

Ricardo Minas

Ricardo Minas

São Paulo - SP

Rogério Covaleski

Rogério Covaleski

Recife - Pernambuco

Sergio Annibal

Sergio Annibal

Assis - SP

Sheila Ribeiro

Sheila Ribeiro

São Paulo - SP

Thadeu Tanganelli

Thadeu Tanganelli

São Paulo - SP

Valderez Araujo de Lima Ramos

Valderez Araujo de Lima Ramos

João Pessoa

Rede Internacional

Rede internacional com mais de 30 pesquisadores nos 5 continentes

Alice Yeh

Alice Yeh

Hong Kong

Ana Côrte-Real

Ana Côrte-Real

Portugal

Ana Melro

Ana Melro

Angola

Cristiane Guh

Cristiane Guh

Inglaterra

Cristina Nishizaki

Cristina Nishizaki

Canadá

Janiene dos Santos Silva

Janiene dos Santos Silva

EUA

Jean HENAFF

Jean HENAFF

França e Japão

Jesús Roberto Sánchez Reina

Jesús Roberto Sánchez Reina

México

Massimo Canevacci

Massimo Canevacci

Italia

Nicolás Llano

Nicolás Llano

Colômbia

Nicolás M. Ortiz Esaine

Nicolás M. Ortiz Esaine

Peru

Paulina Gómez Lorenzini

Paulina Gómez Lorenzini

Chile

Paulo de Lencastre

Paulo de Lencastre

Portugal

Pedro Hellín

Pedro Hellín

Espanha

Susana Costa e Silva

Susana Costa e Silva

Portugal

© 2024 Casa Semio. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por  Criação de Sites e Lojas Virtuais